Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Interpretação - Destruição do meio ambiente: (Outubro de 2015)

Com a orientação da professora de Língua Portuguesa Cleide, os alunos do E. F. II realizaram a interpretação da leitura de histórias com o tema "Destruição do meio ambiente" resultando na criação  de desenhos (histórias em quadrinhos) que ilustram passagens dessas histórias.




Trabalho de Língua Portuguesa com os 6º, 7º e 8º anos do E.F. II orientados pela professora Cleide, sobre a "imagem nos poemas". Foi trabalhado o poema Pássaro em Vertical, e como conclusão os alunos foram orientados à realizar um texto pictórico (um texto com desenhos) versando obre o assunto do poema. (Setembro / Outubro de 2015)











Trabalho - Memórias e Imagens da Ditadura Militar Brasileira (Setembro / Outubro de 2015)

Criação de cartaz com memórias e imagens da Ditadura Militar Brasileira orientado pela professora de História Daniela Françoso e desenvolvido pelos alunos do 9º ano A do E.F. II.



Trabalhos - 1º Semestre de 2015

Professora: Terezinha de Fátima Munhoz
Turmas: 1º A e 1º B, período diurno.
Projeto: Contos.

No caderno do aluno volume 2 de 2015 está proposto a atividade a ser realizada com a autora Ligia Fagundes Telles, no entanto durante a exposição da aula percebi que os alunos não conheciam a autora, então surgiu a proposta de buscar livros escritos por ela.
Iniciamos a busca na sala de leitura.

Escolheram os contos.

Levamos para sala de aula.

Realizamos a leitura individual.
Realizaram o resumo da obra.

Montaram  o trabalho com uma capa contendo: frase retirada do texto ou um desenho que lembrasse o titulo.
Apresentaram o trabalho com o livro em mãos. Fizemos um grande circulo e todos partilharam a  leitura. Alguns leram a mesma obra e puderam confrontar as interpretações, fato que enriqueceu o conhecimento.





 
 
 


 
Trabalho sobre tabagismo.

O trabalho teve como objetivo o fechamento das atividades desenvolvidas durante o 1º semestre de 2015, envolvendo os termos mídia e anúncios publicitários e aproveitando que o mês de agosto contém datas como Dia Mundial da Saúde e do Tabagismo, realizamos a pesquisa e elaboraçao do trabalho em grupos, o qual aconteceu em casa e em sala de aula.
Para expor o trabalho reunimos as duas turmas e o expusemos em uma sala onde as duas turmas (1º A e 1º B) se reuniram e fizeram a montagem.
Depois foi exposto na sala de leitura.










 
 Professor coordenador do E.M. Daniel, participando da exposição dos trabalhos realizados
 
 Alunos do 1º E.M. A e B
 
 Alunos do 1º E.M. A e B e professora Terezinha de Língua Portuguêsa
 
 Alunos do 1º E.M. A e B e professora Terezinha de Língua Portuguêsa
 
 Professoras: Maria Izabel, da Biblioteca e Maria Luiza, da Sala de Leitura, que participaram para o desenvolvimento do projeto
 
Professores: Eduardo, de Sociologia e Terezinha, de Língua Portuguêsa, que num trabalho multi e interdisciplinar estimularam os alunos a buscar informações que os pudessem ajudar não apenas no conhecimento teórico mas sua importância para uma vida saudável. 

Livro - Retalhos Literários 1

Este livro foi uma produção coletiva realizada pelos alunos do E. F. II e E. M. sob orientação dos professores de Língua Portuguêsa, trabalho iniciado em outubro de 2014, concluído em dezembro próximo passado e apresentado à comunidade intra e extra - escolar em 30/05/2015 durante a homenagem ao Dia do Patrono.
Ele representa o empenho individual dos alunos, o trabalho individual e coletivo dos professores com apoio da equipe gestora da escola e demais colegas de sala de aula, além da orientação, apoio e estimo da professora de Sala de Leitura.
 

O título do livro tem sua origem  nos vários gêneros literários que foram trabalhados em sala de aula pelos professores de acordo com o programa de cada série.
Os conteúdos escritos pelos alunos estão postados neste blog desde o ano passado a medida que foram concluindo suas escritas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dia do Patrono 30-05-2015

Este é mais um ano que todos nós da "Escola Dr. Alfredo Cardoso" nos reunimos para lembrarmos da ilustre personalidade que deu nome a este espaço de educação, e por sinal é de quem sentimos muito orgulho pelas características de sua personalidade ousada para a época.


Nesta oportunidade aproveitamos para que pudessem receber também nossa homenagem ex-alunos da Escola Dr. Alfredo Cardoso reunidos através de um ex-aluno Dr. Paulo Roberto Busato. 
 Também na oportunidade nós alunos, direção, professores e funcionários rendemos homenagem aos ex-profissionais que por aqui ofereceram toda sua dedicação, trabalhando com muito amor em favor de uma educação de qualidade na época em que aqui estiveram: ex- Diretor e ex-professores.
Aproveitamos para prestarmos singela homenagem aos ex-alunos da década de 70 e presentes ao evento, através da entrega do livro escrito pelos alunos do E.F. II e E.M. e autografado por eles: "Retalhos Literários 1". 


Fotos do evento:
 Diretora, professora Silvia Regina Gomes Takaki

 Autoridades presentes: Coordenadora do E.F.I professora Maria Socorro da Silva Matos, Vice diretora Inês Renata dos Santos Tanno, ex-aluno Dr. Paulo Roberto Busato, ex-diretor da escola prof. Armando Mazziero, ex-professor de português e francês Dr. Arnaldo Sorrentino, ex-professor de estudos sociais Antônio Mazzetto.

 Dr. Arnaldo Sorrentio dirigindo a palavra aos presentes.

 Professora/Coordenadora "Nina" (Maria Socorro da Silva Matos) mestre de cerimonia.

 Dr. Paulo Busato dirigindo a palavra aos presentes.

 Professora Eurideia da Sala de Leitura fazendo apresentação do livro escrito pelos alunos. 

 Além dos presentes acima, também o Sr. Luis, vizinho da escola e escritor do livro "Memórias do Bairro Alto".

Pais e alunos presentes.

Vídeo com o Hino da Escola cantado pelos alunos: