E SOBRE A EDUCAÇÃO...
ALUNA:LARISSA SANTOS 3°A
PROFESSORA:APARECIDA
Com a criação do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE, em novembro de 1930,teve inicio um programa de reformas na área educacional,conforme comenta o historiador BORIS FAUSTO.Na educação, a reforma pedagógica tinha por objetivo formar uma elite mais bem preparada intelectualmente.
Essa
foi uma das decisões tomadas pelo novo governo de Getúlio Vargas na década de
30,no século XX.Atualmente vivemos no século XXI,e assim como eu,muitos
esperavam um “UP” na EDUCAÇÃO e na SAÚDE,pois já se passaram 84 anos,e além de
tudo o lema de nossa bandeira nacional é também “PROGRESSO”. Mas,o verdadeiro
problema é que,se a perspectiva de preparar uma elite bem formada
intelectualmente fosse verdadeira, porque depois de longos anos nada mudou?
O
governo Brasileiro criou um estereótipo para todas as pessoas da classe baixa
País, pessoas que necessitam utilizar postos de saúde públicos,transporte
público e principalmente a escola pública.E, obviamente o que deveria ser de
melhor qualidade,não o é.
Hoje,voltada para o assunto
educacional ,percebemos que somos privados de muito conteúdo,que seria de
extrema importância para nos ajudar a ter acesso inclusive a uma faculdade
pública através dos vestibulares ou termos notas consideradas realmente muito
boas no ENEM (exame nacional do ensino médio).
A questão é que,para o governo e
partidos políticos não preparar pessoas intelectualmente educadas é
vantagem.Estas se colocam sempre na dependência dos “melhores”.Mas, e para nós, existe alguma vantagem? Porquê então
abraçamos esse estereótipo ?
Através de uma pesquisa realizada
na Escola DOUTOR “ALFREDO CARDOSO”,em Piracicaba, SP neste ano de 2014,pelos
alunos juntamente com o professor Renan de Sociologia,pudemos perceber que,
alunos que hoje estão estudando na USP (Universidade De São Paulo),foram alunos
que, anteriormente,estudaram em escolas particulares,e são filhos de pais que
recebem mais de 7 salários mínimos ,enquanto os filhos de muitos que nessa
faculdade não conseguem estudar, vêm de escolas públicas e os pais ganham menos
de 2 salários mínimos por mês.
É, pois é,a faculdade que
ironicamente falando, foi criada para alunos pobres estão lotadas por alunos
ricos.
Porém,há algo nisso tudo que me
impressionou, pois quando foi feita a pergunta para os alunos da USP, de quanto
tempo eles estudavam por dia para estarem lá hoje,eles responderam em média de
cinco a dez horas diariamente, alem do tempo da escola.Quanto a nós das escolas
públicas , além de termos conteúdo insuficiente na escola, deixamos a mochila
fechada na própria escola e jogada em qualquer lugar, o dia inteiro, depois que
chegamos em casa.Então, será que isso tem mesmo a haver só com a escolas
particulares ou com a média dos salários que os pais ganham,ou de fato envolve
enormemente a determinação de cada um de nós?
Andamos de rua em rua,com faixas
de cartolina na mão, cobrando do governo melhor
educação, enquanto menos de 10% de
quem segura essas faixas, estudam em suas casas depois do termino da aula,e
menos de 9% respeitam seus professores , leem livros e sabem se comportar e se
comunicar de forma correta,numa linguagem padrão junto a á outras pessoas.
O que vale das palavras sem
atitudes? Será que se houvesse mais interesse de cada um de nós, o Governo
Brasileiro não acordaria e perceberia que o Sistema Educacional precisa de
melhoras consideráveis ?
Não precisamos agir como eles
acham que nós devemos agir, ou sermos como eles querem que sejamos !
Precisamos sim, antes de
cobrarmos algo de alguém, nos colocarmos em nosso devido lugar e cobrarmos de
nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário